sábado, 25 de abril de 2009

ATIVIDADE 2 - Educação Física


Atividade física X doenças crônicas degenerativas

Um programa integrado que tenha como objetivo aumentar a atividade física da população de uma determinada região e que leve em consideração o transporte e planejamento urbano, é de grande vantagem.
Primeiro, porque é uma solução econômica de aumento da qualidade de vida, principalmente a saúde, da população. Segundo, o governo com essa iniciativa gastará consideravelmente menos com doenças crônicas.

a) Atividade física regular e periódica previne doenças crônicas, acompanhada de uma alimentação saudável e a eliminação do hábito de fumar. Pois os exercícios ajudam a queimar as reservas de gorduras, baixa a frequencia respiratória e cardiovascular.
Todos os exercícios físicos, feitos com acompanhamento, levando em conta o princípio da adaptação, são benéficos e melhoram a saúde.
Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres (Revista Saúde, Julho 2001). Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca. Além de fotalecer os músculos e exercitar a mente.
É importante acompanhar a quantidade de água perdida pelo organismo durante uma atividade física, o aconselhável é beber bastante água.
Na ausência desses cuidados à saúde a pessoa tem mais probabilidade de ter doenças como a aterosclerose, hipertensão arterial, obesidade, hiperglicemia, dislipidemia o que com o agravante da idade gera: AVC (acidente vascular cerebral), Cardiopatias, Neoplasias , Diabetes, Osteoporose, Artroses.

Condição/ Grau de evidência

Mortalidade Cardiovascular ↓↓↓
Obesidade ↓↓
Hipertensão Arterial ↓↓
AVC ↓
Diabetes tipo 2 ↓↓
Câncer de próstata ↓
Ospteoporose ↓↓
Câncer de cólon ↓↓↓
Câncer de mama ↓


↓-alguma evidência de menor incidência em pessoas mais ativas
↓↓-boa evidência de menor incidência em pessoas mais ativas, com boa metodologia, controle de fatores intervenientes e alguma descrição de mecanismos biológicos
↓↓↓-excelente evidência de menor incidência em pesoas ativas, através de relação causal, com excelente metodologia, bom controle de fatores intervenientes e detalhada descrição de mecanismos biológicos

fontes: http://nutricao.saude.gov.br/evento/scn/documentos/oficinas/5-Apresentacao_Valeria_Passos.pdf
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/camargo/cap2.html

ATIVIDADE 1 - Educação Fícica


O Princípio da Adaptação explica como o organismo se comporta frente aos exercícios físicos e ao ambiente.
A Homeostase é o autocontrole e a auto-regulação dos processos e das funções biológicas do organismo, conjuntamente com suas funções fisiológicas.
Agentes que quebram esse equilíbrio são chamados de “estressores”, e as medidas do organismo para recuperá-lo de “Síndrome da Adaptação Geral”.

Síndrome da Adaptação Geral
Fase de excitação:
Ex:.Uma pessoa opta pela prática da corrida. Para isso ela inicia caminhando 15 minutos e logo a seguir ela repousa. Nesse caso o agente estressor terá sido de tão curta duração que, mesmo ameaçando a homeostase, não terá atingido o processo de adaptação.

Fase de resistência:
Ex:.A mesma pessoa, do exemplo anterior, começa a caminhar 30 minutos por dia, três vezes na semana em dias intercalados (um dia sim, outro não). Nesse caso, o estímulo seria duradouro e o seu organismo procuraria adaptar-se a esse ritmo de exercícios. Fase de exaustão:
Ex:. Um iniciante na prática da corrida decide correr por duas horas seguidas, com roupas inadequadas, embaixo de sol e em um dia muito quente. O organismo, mesmo seus mecanismos de adaptação, não conseguiria adaptar-se, e a pessoa ficaria exausta.

A CORRIDA, orientada por um profissional, traz muitos benefícios a saúde: aumenta o fôlego, faz perder peso, previne doenças (osteoporose, riscos de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono), e exercita a mente;

Após um treinamento é normal o aluno ficar cansado, porém com o descanso ele precisa estar pronto para outro treinamento.

fontes: http://www.findyourself.com.br/site_antigo/boletins/treinamento/f_02adaptacao.html
http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula_1.htm

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pessoas que não possuem um dos cinco sentidos destacam-se!!!

Giovanna Maira teve um câncer na retina quando ainda era bebê e com apenas um ano e três meses teve a perda total da visão. A família dela utilizou a música para ajudar a pequena Giovanna a desenvolver-se.
A menina cresceu e descobriu que tinha muito talento! Aprimorou suas qualidades vocais e aprendeu vários instrumentos. Melhorando seu tato e sua audição ela identificou na música sua maneira de viver.
Aos 18 anos ela coleciona participações em programas de TV (Jô Soares e Ana Maria Braga, da rede Globo) e ganhou o segundo lugar no programa Talento Jovem, do Programa Domingo Legal, da rede SBT.



Artistas cegos e surdos na China brilham durante as Paraolimpíadas com um show chamado: “Meu Sonho”.
Duas mulheres através de linguagem de sinais orquestram a apresentação e orientam 21 dançarinas com problemas auditivos. Por meio de gestos as dançarinas transmitem aos espectadores seus sentimentos fazendo com que a apresentação seja de “encher os olhos”.
Por causa da falta de brinquedos projetados para crianças cegas um artista dessa apresentação precisou se apegar a música. Ele se tornou, com muita dificuldade, um músico profissional e também se apresentou com um grupo musical composto por deficientes visuais nesse Show.
A China possui pouca infra-estrutura para atender todos os deficientes do país. Esse show veio para mostrar que eles podem fazer a diferença nos seus dias.


Sites de apoio:
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=5192&cod_canal=3
http://www.youtube.com/watch?v=0EvtUiA6VFg&feature=fvsr

segunda-feira, 13 de abril de 2009