
Atividade física X doenças crônicas degenerativas
Um programa integrado que tenha como objetivo aumentar a atividade física da população de uma determinada região e que leve em consideração o transporte e planejamento urbano, é de grande vantagem.
Primeiro, porque é uma solução econômica de aumento da qualidade de vida, principalmente a saúde, da população. Segundo, o governo com essa iniciativa gastará consideravelmente menos com doenças crônicas.
a) Atividade física regular e periódica previne doenças crônicas, acompanhada de uma alimentação saudável e a eliminação do hábito de fumar. Pois os exercícios ajudam a queimar as reservas de gorduras, baixa a frequencia respiratória e cardiovascular.
Todos os exercícios físicos, feitos com acompanhamento, levando em conta o princípio da adaptação, são benéficos e melhoram a saúde.
Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres (Revista Saúde, Julho 2001). Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca. Além de fotalecer os músculos e exercitar a mente.
É importante acompanhar a quantidade de água perdida pelo organismo durante uma atividade física, o aconselhável é beber bastante água.
Na ausência desses cuidados à saúde a pessoa tem mais probabilidade de ter doenças como a aterosclerose, hipertensão arterial, obesidade, hiperglicemia, dislipidemia o que com o agravante da idade gera: AVC (acidente vascular cerebral), Cardiopatias, Neoplasias , Diabetes, Osteoporose, Artroses.
Condição/ Grau de evidência
Mortalidade Cardiovascular ↓↓↓
Obesidade ↓↓
Hipertensão Arterial ↓↓
AVC ↓
Diabetes tipo 2 ↓↓
Câncer de próstata ↓
Ospteoporose ↓↓
Câncer de cólon ↓↓↓
Câncer de mama ↓
↓-alguma evidência de menor incidência em pessoas mais ativas
↓↓-boa evidência de menor incidência em pessoas mais ativas, com boa metodologia, controle de fatores intervenientes e alguma descrição de mecanismos biológicos
↓↓↓-excelente evidência de menor incidência em pesoas ativas, através de relação causal, com excelente metodologia, bom controle de fatores intervenientes e detalhada descrição de mecanismos biológicos
fontes: http://nutricao.saude.gov.br/evento/scn/documentos/oficinas/5-Apresentacao_Valeria_Passos.pdf
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/camargo/cap2.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário