
Saúde é muito mais do que a ausência de doenças, é qualidade de vida, é aprimoramento pessoal.
Atividade Física é qualquer movimento corporal com gasto energético acima do repouso, ou seja, que provoque a homeostase, fazendo com que o organismo saia do seu equilíbrio e force-o a adaptar-se a nova situação
A atividade física entra com grande importância na promoção da saúde. Uma vez que ela previne doenças crônicas degenerativas, além de aumentar a auto-estima e a oportunidade de relacionamento social.
Portanto, pessoas que praticam atividades físicas são menos estressadas, têm menos chances de terem doenças crônicas, sendo assim são mais saudáveis.
O sedentarismo atinge todas as faixas etárias, todos os níveis sociais, e todos os sexos. Porém é mais freqüente em mulheres, idosos, em pessoas de baixa renda em geral e se agrava principalmente no final da adolescência.
Atualmente a população tem consciência de que atividade física é essencial para a saúde, e mesmo assim o número de inativos supera o dos ativos. O problema é a falta de motivação, é a “lei do menor esforço”, a maioria prefere não fazer esforço, ter tudo a disposição na hora desejada, o que vai de encontro com a função da atividade física. O que precisa ocorrer para que as pessoas comecem a possuir hábitos saudáveis é a motivação, a conscientização e mais, a mudança de comportamento efetivamente.
Para que haja a mudança de comportamento é preciso informação, redução de hábitos de risco (como o grande tempo gasto na frente da TV, entre outros), e o direcionamento e oportunidade para hábitos saudáveis, como pratica de esportes, deslocamento, alimentação balanceada, e a exclusão do hábito de fumar.
É muito melhor praticar atividades físicas, previnindo doenças, do que correr atrás de uma vida saudável apenas quando as consequencias de uma vida sedentária aparecem!
Quem é ativo fisicamente é mais feliz!!!
fontes:www.cni.org.br/portal/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A9015D01BEE73AF011BFB9970972F85
http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a03.pdf
http://www.nupaf.ufsc.br/boletins/Boletim%20Ano%2002%20-%20N4%20-%20Abril%201996.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário