quarta-feira, 20 de maio de 2009

2- c)




PROAFE-Projeto atividade física nas escolas (proposta)


Ausência de doenças, melhor auto-estima, disposição, exercício da mente, corpo saudável, hábitos saudáveis...isso é saúde! Essa conscientização é essencial a todos os estudantes. A missão do profissional de educação física é mostrar aos seus alunos o quanto a atividade física interfere, e melhora na qualidade de vida.
Esse projeto,poderá ser apoiado pelo Ministério dos Esportes e por profissionais experientes,e tem como objetivo garantir hábitos saudáveis aos estudantes, desde a infância, no ambiente escolar.
O primeiro passo é o preparo de professores para o cumprimento dessa missão. Serão disponibilizados materiais de apoio teórico para os discentes da área.
Antes do começo das aulas, todos os dias, serão destinados 15 minutos para alongamentos. Enquanto será ensinada aos alunos a maneira certa de alongarem-se os profissionais passarão aos estudantes a importância de fazê-los todos os dias. As atividades serão ensinadas de acordo com a idade dos alunos.
Na hora do recreio será estimulada a prática de esportes. Será disponibilizado materiais para os alunos jogarem, e serão orientados os interessados por dança. Para as crianças, materiais para brincadeiras como amarelinha, elástico, pular-corda, corrida de obstáculos, serão distribuídos.
Palestras, cartazes, sobre boa alimentação, vidas saudáveis e esportistas conhecidos serão de grande estímulo para os alunos.
Nas aulas de Educação Física, matéria obrigatória na grade curricular, o projeto com os alunos será reforçado. Alongamentos, aquecimentos, esportes, exercícios físicos, serão praticados e apresentados aos alunos, sempre com animação, e novidades.
O estudante contará com o projeto no contra turno. Atividades como: futebol, vôlei, natação, basquetebol, atletismo, serão realizadas, de acordo com a estrutura da instituição. Além de orientação alimentar.
Para o projeto funcionar, é necessário o comprometimento dos professores dos colégios adeptos. Será preciso levar em conta a estrutura do colégio, o material disponível, e estimular voluntários na comunidade para auxiliarem os professores.
O governo disponibilizará incentivos, materiais, e mais professores da área para suprir a demanda escolar. Assim, concretizando a implantação do projeto.
Os estudantes precisam mudar as suas atitudes, focar seus esforços para benefício das suas vidas. Essa consciência será alcançada pelo projeto. E cada vez mais colégios irão aderir ao mesmo.
O importante é incentivar bons hábitos, formar críticos para mudar a sociedade.
Com certeza, os alunos ficarão mais participativos, mais ativos, mais dispostos, menos sensíveis às doenças.

SAÚDE É VIDA!


fontes: todas as pesquisas anteriores (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário