
O Princípio da Adaptação explica como o organismo se comporta frente aos exercícios físicos e ao ambiente.
A Homeostase é o autocontrole e a auto-regulação dos processos e das funções biológicas do organismo, conjuntamente com suas funções fisiológicas.
Agentes que quebram esse equilíbrio são chamados de “estressores”, e as medidas do organismo para recuperá-lo de “Síndrome da Adaptação Geral”.
Síndrome da Adaptação Geral
Fase de excitação:
Ex:.Uma pessoa opta pela prática da corrida. Para isso ela inicia caminhando 15 minutos e logo a seguir ela repousa. Nesse caso o agente estressor terá sido de tão curta duração que, mesmo ameaçando a homeostase, não terá atingido o processo de adaptação.
Fase de resistência:
Ex:.A mesma pessoa, do exemplo anterior, começa a caminhar 30 minutos por dia, três vezes na semana em dias intercalados (um dia sim, outro não). Nesse caso, o estímulo seria duradouro e o seu organismo procuraria adaptar-se a esse ritmo de exercícios. Fase de exaustão:
Ex:. Um iniciante na prática da corrida decide correr por duas horas seguidas, com roupas inadequadas, embaixo de sol e em um dia muito quente. O organismo, mesmo seus mecanismos de adaptação, não conseguiria adaptar-se, e a pessoa ficaria exausta.
A CORRIDA, orientada por um profissional, traz muitos benefícios a saúde: aumenta o fôlego, faz perder peso, previne doenças (osteoporose, riscos de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono), e exercita a mente;
Após um treinamento é normal o aluno ficar cansado, porém com o descanso ele precisa estar pronto para outro treinamento.
fontes: http://www.findyourself.com.br/site_antigo/boletins/treinamento/f_02adaptacao.html
http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula_1.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário