segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Atividade 9 - a última

Estou concluindo o meu 3° ano e este foi o primeiro ano que utilizei do blog de Educação Física educativo do IFPR.
Foi um boa experiencia, pois no blog a criatividade e o modo de escrever são livres e eu pude me expressar e fazer tudo do meu jeitinho. Escolher as fotos, ressaltar os pontos da materia proposta que julgo serem os mais importantes.
Acredito que o BLOG possa ser uma grande ferramenta para acompanhar os avanços tecnologicos e os interesses dos alunos. Porém deve ser bem planejada (se outras matérias vierem a aderir a essa ferramenta de ensino e de avaliação). Isso porque, não dá para considerar que blog é fácil ou que "os alunos entram o tempo todo na internet, pra eles é rápido fazer as atividades". Se forem colocadas atividades no blog, é preciso aliviar em outras atividades. POis se é pra utilizar a internet como um meio de avaliação, é bom levá-la a sério e não usá-la apenas como 'mais uma atividade'.
Este ano, pelas aulas de educação física serem a tarde e eu não poder assisti-las, os professores que cuidam do blog de educação física foram sempre bem flexiveis (levando em conta o ultimo ano e o vestibular). Estão de parabéns, e espero que continuem assim.
Foi uma ótima idéia esse blog, pois mesmo não frequentando as aulas os alunos puderam aprender mais sobre saúde e bem estar e ainda contribuir com suas opiniões.
O blog pode sim ser uma ótima ferramenta para avaliar os estudantes pois é uma avaliação mais livre e mais individual, o aluno pode se expressar e publicar para os demais na web.

é isso aí

=))

Boas férias

O melhor último ano que eu poderia ter tido. Obrigada Mar por tudo, pela força, pelas brincadeiras, pelos estudos e pelos cuidados!
te amo

Atividade 8


A SUPERINTERESSANTE publicou uma resportagem com o título "A Ciência do Viver Bem" contendo 7 DICAS IMPERDÍVEIS do que se deve fazer 1 que não se deve fazer. Vamos ao resumo delas:
1-Ouça música
A repotagem ressalta que música ajuda na concentação, e não apenas os clássicos de Mozart mas Rock pesado ajuda crianças a estudarem. Além disso a música é apontada como sendo ótima para a prevenção da doença 'modadomundomoderno': o estresse.
Concordo quanto a relaxar escutando música, e até a se concontrar escutando músicas dos mais variados estilos. As vezes, quando ia estudar, ligava o rádio e minha mão logo baixava o som pensando que estava me atrapalhando. Eu logo dizia que não, que eu até gosto de escutar enquanto estudo, e isso não me atrapalha em nada. Não que isso seja uma comprovação científica, mas quero expor que pra mim funciona ;)
2-Prepare-se para envelhecer
Este numero 2 pode parecer meio estranho, mas é ralidade. Ficaremos velhos e como no Brasil a população está cada vez vivendo mais a reportagem diz que devemos planejar o futuro. Isso por que a velhice é um acumulo de problemas que trazemos durante a vida e precisamos cuidar desde cedo.
Envelhecer é uma fase da vida, pensar desde já em aproveitar a vida, preservando-a é uma ótima dica pra termos mais saúde e disposição quando tivermos cabelos brancos!
3-Tenha fé
Quem encontra sentido para a vida vive melhor. Esta é a conclusão deste item na reportagem.
No meu caso, encontrei o sentido de viver em Deus. Com isso me sinto motivada a ajudar outras pessoas e a planejar o meu futuro, tudo porque eu tenho um sentido pra minha vida. Encontrar o sentido da sua vida, é a melhor maneira para vive-la de fato ;)
4-Ande mais a pé
Este item já foi comentado na atividade anterior. Sim, andar mais, lembra que está
em 1° lugar em prioridade de exercícios? Sim, isso porque além de exercitar o corpo, exercita a mente! Que me desculpe os carinhas de academia de plantaão, mas praticar esportes e andar, ver paisagens,é muito melhor do que ficar puxando ferro.
5-Tenha (pelo menos ) um amigo
Ah sim...os amigos, eles divertem, puxam a orelha e te incentivam a cumprir metas das quais voce se propos a fazer. É claro que esses são os BONS amigos...
encontramos amigos de todos os jeitos. mas antes de exigirmos isso ou aquilos das pessoas a nossa volta...o jeito eh tentar sermos nós, os BONS amigos =)
É dificil...'sempre' dar o primeiro passo. mas é melhor que a gente comece, pra que tenha um começo ;D
haushaushausahu
amigos ajudam a viver
6-Coma devagar
Esses dias, vendo o globo repórter me deparei com um senhor 103 anos japones com uma disposição de dar inveja. É muito mais comum vermos senhoras centenárias que senhores. Por isso me chamou muito atenção. A dica dele era: Mastigar Muito!!Estranho? Ele tem 103 anos! aushaushausa e ele não faz nenhuma refeição com menos de 25 MINUTOS. Isso mesmo, geralmente nós, na correria, comemos em 10 15 minutos não é mesmo? Fica aí a dica. E mais uma: diminuir a carne vermelha. Não precisamos de carne vermelha todos os dias.
7-Desligue a TV
Particularmente, durante esse ano raras foram as vezes que assisti TV. Assisti mais pra ver filmes. E sinceramente, não me fez falta. Não que devamos destruir a TV e voltarmos para os primórdios, mas...ficar dependente da TV e "não perder um caítulo, um programa, esta na hora de não sei o que agora não posso sair" é perder tempo com bobagem. Lembra do ultimo lugar da pirâmide? FICAR A TOA
Ficar a toa e assistir TV: tudo a ver...por isso, é bom rever esse conceito

e o que NÃO SE DE VE FAZER

NÃO LEVE NADA DISSO MUITO A SÉRIO
Essas são dicas, se algumas te ajudam absorva e utilize. Mas anotá-las e levá-las ao pé da letra não. cada um tem sua vida, seu jeitinho e não são listas de coisas a fazer que ditarão a 'forma correta de viver'.
Existem coisas comprovadas quanto a saude, isso sim. Maaaaaaas viva sem stress, viva sua vida
SEJA FELIZ \O/

Deus te abeçõe

Atividade 7


Visualizando a imagem postada no blog "matriz" deparei-me com idéias de como organizar as atividades físicas por ordem de prioridade.
1° Praticar atividades cotidianas. Isso mesmo, aquelas atividade que todos julgam não fazer a minima diferença para a perda dos desejáveis quilinhos, ou até mesmo para manter o bom peso e saúde. A dona de casa que acha que os afazeres domésticos não emagrecem, mero engano.
Pesquisadores americanos colocam como prioridade exercícios do dia-a-dia.
Bom, esses exercícios não fazem mal nenhum e são bem acessíveis a todos nós!
Exemplos:
°Permanecer o maior tempo possível em pé
°Varrer a casa
°Levar o lixo até a calçada
°Descer um ponto antes do desejado
°Ir a pé ao mercado
°Lavar a louça
°Limpar os móveis
°Levar o cachorro pra passear


Resumindo, priorizar cada atividade de preferência em pé e caminhando. Pode não fazer diferença em relação a cansaço, mas com toda a certeza fará diferença para a manutenção do seu corpo!
Ficar saudável sem sacrifícios

E para os que praticam esportes regulares, aí vão mais algumas dicas:
2°No segundo degrau de atividades recomendadas pelos americanos estão atividades esportivas como Natação, Volei, Futebol, Basquete.
Esses esportes podem ser praticados moderadamente em um período de 2h30 ou 1h15 de treinamento pesado.
Para os que gostam de jogar bola e praticar esportes esta é uma alternativa para se "mexer" e deixar de lado stress e a preguiça. Até porque, esportes coletivos també trabalham o social.
A natação é um esporte muito completo, pois trabalha a respiração, os músculos, o equilíbrio e habilidade!

Com uma frequência recomendada em 2 vezes por semana:
3° Exercícios de flexibilidade e força (Ioga, Alongamentos, Musculação)
Recomenda-se que faça 10 minutos de exercício de alongamento e uma ou duas séries de exercícios de 8 a 12 repetições de exercícios de força.

Em último lugar e que devemos evitar (a não ser na hora de dormir, que é muito importante para se manter bem) FICAR DEITADO:
Isto mesmo, se quer melhorar o seu grau de atividades físicas, aí está um ótimo começo: não ficar deitado a toa!
=)

espero que essas dicas possam te ajudar e que esses estudos se confirmem na sua saúde!
um abraço

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Qualidade de vida e atividade física: O que pensam os adolescentes

De acordo com pesquisa feita em parceria com o aluno Marcus Grachinski Buiar, na qual foi averiguado sobre o interesse dos jovens em relação à prática de esportes.
o gráfico a seguir mfoi montado a partir dos dados coletados:

no qual a primeira coluna é a resposta à pergunta: Você pratica esportes ?
a segunda: Acha que deveria praticar mais ?
a terceira: você considera o esporte eficaz para a saúde.

o gráfico foi feito a partir da entrevista feita com 10 jovens com idade entre 15 e 18 anos.
e foram feitas as seguintes perguntas:
* Você pratica esportes? Se sim qual (quais)? Quantas horas por semana?
* Você gosta de praticar esportes?
* Sua opinião sobre “atividade física”.
* Você se preocupa com um corpo bonito, saúde, bem-estar físico e mental? Qual é o mais importante?
* Você se preocupa com acompanho profissional durante as atividades?
* Atividades ao ar livre ou em algum espaço fechado?
* Atividades individuais ou coletivas?
* Você prefere: atividades aeróbicas (dança, corrida, andar de bicicleta,...), musculação, esportes (futebol, basquete,...) ou atividades diferentes (gincanas, brincadeiras,...)? Qual seu preferido?
* Qual sua opinião sobre a educação física no nosso colégio?
* Você se considera sedentário?
* Como a tecnologia e seu dia-a-dia mudaram sua rotina da prática de esportes?
* Você é influenciado por sua família, amigos?
* O que você mais gosta de fazer (não uma atividade física)?
* Como você acha que as tecnologias irão influenciar as novas crianças?
* Você mantêm uma alimentação adequada?

observando o gráfico e os resultados apresentados é bem fácil perceber que a grande maioria dos entrevistados sabe da importância que os esportes representam na nossa saúde. Mas no entanto, não praticam atividades físicas regularmente.
a solução mais provável será muito tardia.
provavelmente os jovens de hoje só darão o devdo valor a sua saúde, ou seja, praticarão mais atividades a partir do momento que necessitarem de uma melhor saúde.

domingo, 20 de setembro de 2009

Excesso de Peso: risco à saúde


O Programa "perdendo as gordurinhas" é muito interessante e ajuda a visualizar a relação entre quantidade de gorduras consumidas,acumuladas e queimadas.


Uma pessoa com excesso de peso apresenta maior risco de adquirir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol, triglicérides, dores de varizes, problemas na coluna, artroses, doenças degenerativas das articulações,os cânceres de útero, da próstata nos homens, das mamas e dos ovários nas mulheres. Está constatado que o obeso corre riscos bem maiores em casos de cirurgias de qualquer espécie inclusive partos.

Para diminuir o acumulo de gorduras no corpo, algumas dicas:



*Consumir frutas e verduras todos os dias
*Beber de 6 a 8 copos de água por dia
*Consumir ovos no máximo duas vezes por semana, de preferência cozidos, ou mexidos, de preferencia com nenhum óleo.
*Preferir carnes magras, peixes ou aves assadas, cozidas, grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Retirar a gordura aparente das carnes antes de prepará-las.
Comer peixe fresco, água doco ou salgada, ao menos duas vezes por semana.
*Comer várias vezes ao dia, porções reduzidas, e com regularidade (mesmos horários todos os dias)
*Evitar comer produtos industrializados com muita gordura, como : hambúrgueres, mortadela, salsichas, biscoitos recheados, tortas, salgadinhos.
*Consumir leite e iogurte desnatados ou semidesnatados equeijos com baixos teores de gordura, como ricota.
*Usar óleos vegetais, em pouca quantidade para cozinhar
*Evitar o uso de manteiga, margarina.
*Prefira óleo de oliva, para temperar as saladas.

*Fazer exercícios físicos todos os dias! Para ajudar a queimar as gordurinhas que já estão em excesso, e claro, após perder os desejáveis quilinhos, manter o peso equilibrado.

viver bem e com saúde: é possuir bons hábitos para a manutenção da vida!




fontes: http://www.vigorevida.com.br/materias/obesidade.htm
http://www.diabetes.org.br/nutricao/dicasalimentos.php

domingo, 28 de junho de 2009

4) Necessidades calóricas de um jovem

Um jovem de 18 anos, com 1,75 de altura e pesando 70kg, moderadamente ativo tem uma necessidade calórica diária de 2667 calorias.

O valor metabólico em repouso (VMR)
Calcula-se:
Para homes multiplica-se 24,2 pelo peso.
Para mulheres multiplica-se 22 pelo peso.

No caso de um jovem com 70kg*24,2=1694 calorias

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Alimentação e qualidade de vida


A alimentação é de extrema importância na qualidade de vida. Uma alimentação balanceada, garante um organismo regulado,controla e reduz a pressão arterial, diminui o percentual de gorduras, melhora o metabolismo da glicose,garante o bem estar e a pessoa estará muito menos propensa a ter doenças.
Eu, Letícia, não me alimentava bem. Deixava de lado refeições importantes, como o café da manhã, ou até mesmo a janta, as vezes emendava essas duas refeições sem me alimentar. O resultado era um rendimento muito ruim em várias atividades. Comecei a sentir fraqueza, falta de concentração, e por eu dormir pouco (talvez pelo fato de meu dia não render e eu ter que gastar mais tempo com tarefas que não necesitavam tanto tempo assim)a minha situação se agravava.
Claro que a minha mãe sempre falava em me alimentar direito, comer frutas e verduras, também comer massas e diminuir o refrigerante. Mas para que? Isso tudo não tinha "nada a ver" com o meu mau rendimento. Pois é, tinha sim...e muito. Até que outras pessoas me chamaram atenção para essa problemática. Meu namorado, Marcus, "pegou bastante no meu pé" me incentivando a me alimentar bem (sem essa de não comer isso ou aquilo) mas levar todas as refeições a sério, e também dar importância para o dencanso. No começo não foi muito simples. Eu pensava que tinha tanta coisa pra fazer...e ia ficar dormindo?
Pois é...dormindo mais, me alimentando bem...posso confirmar que a qualidade de vida aumenta e muito! :)

Agora, vamos entender por que os alimentos, variados, nunca substituindo as refeições por salgados e frituras, são importantes:
Nosso corpo precisa dos alimentos, que são fontes de energia, para existir, para cumprir com suas funções vitais e para realizar as atividades do dia-a-dia.
O cérebro precisa de carboidratos (que são fontes de glicose) para funcionar. Por isso, não leve a sério aquelas dietas que proibem massas - obesidade e sobrepeso não são exemplos de vidas saudáveis, nesses casos o certo é procurar um profissonal da area e fazer uma dieta equilibrada, diminuindo quantidade e não qualidade.
As frutas é verduras também possuem carboidratos, mas fazem parte do grupo dos reguladores pois são grandes fontes de vitaminas e minerais.



Abaixo estão alguns alimentos funcionais e seus benefícios a saúde:

Compostos Ações no organismo Fontes alimentares
Licopeno: Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata Tomate, goiaba, pimentão vermelho
Betacaroteno: Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares Cenoura, abóbora, espinafre, couve, manga, mamão
Flavonóides: Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares Vinho tinto, suco natural de uva
Isoflavonas: Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças cardiovasculares Soja
Fibras: Redução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo Frutas, legumes, verduras e cereais integrais
Ácido graxo ômega-3: Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças cardiovasculares Peixes, óleos de peixes
Pró-bióticos: Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismos patogênicos Iogurtes, leite fermentado


Por isso, CUIDE-SE! O importante não é a moda que dita regras quanto ao que você deve ser, mas sim viver bem.
Uma alimentação saudável, com a pratica de exercicios, e o cuidado com o descanso...garante a você qualidade de vida!

fontes: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u183.shtml
http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/iaqv.php

quarta-feira, 20 de maio de 2009

2- c)




PROAFE-Projeto atividade física nas escolas (proposta)


Ausência de doenças, melhor auto-estima, disposição, exercício da mente, corpo saudável, hábitos saudáveis...isso é saúde! Essa conscientização é essencial a todos os estudantes. A missão do profissional de educação física é mostrar aos seus alunos o quanto a atividade física interfere, e melhora na qualidade de vida.
Esse projeto,poderá ser apoiado pelo Ministério dos Esportes e por profissionais experientes,e tem como objetivo garantir hábitos saudáveis aos estudantes, desde a infância, no ambiente escolar.
O primeiro passo é o preparo de professores para o cumprimento dessa missão. Serão disponibilizados materiais de apoio teórico para os discentes da área.
Antes do começo das aulas, todos os dias, serão destinados 15 minutos para alongamentos. Enquanto será ensinada aos alunos a maneira certa de alongarem-se os profissionais passarão aos estudantes a importância de fazê-los todos os dias. As atividades serão ensinadas de acordo com a idade dos alunos.
Na hora do recreio será estimulada a prática de esportes. Será disponibilizado materiais para os alunos jogarem, e serão orientados os interessados por dança. Para as crianças, materiais para brincadeiras como amarelinha, elástico, pular-corda, corrida de obstáculos, serão distribuídos.
Palestras, cartazes, sobre boa alimentação, vidas saudáveis e esportistas conhecidos serão de grande estímulo para os alunos.
Nas aulas de Educação Física, matéria obrigatória na grade curricular, o projeto com os alunos será reforçado. Alongamentos, aquecimentos, esportes, exercícios físicos, serão praticados e apresentados aos alunos, sempre com animação, e novidades.
O estudante contará com o projeto no contra turno. Atividades como: futebol, vôlei, natação, basquetebol, atletismo, serão realizadas, de acordo com a estrutura da instituição. Além de orientação alimentar.
Para o projeto funcionar, é necessário o comprometimento dos professores dos colégios adeptos. Será preciso levar em conta a estrutura do colégio, o material disponível, e estimular voluntários na comunidade para auxiliarem os professores.
O governo disponibilizará incentivos, materiais, e mais professores da área para suprir a demanda escolar. Assim, concretizando a implantação do projeto.
Os estudantes precisam mudar as suas atitudes, focar seus esforços para benefício das suas vidas. Essa consciência será alcançada pelo projeto. E cada vez mais colégios irão aderir ao mesmo.
O importante é incentivar bons hábitos, formar críticos para mudar a sociedade.
Com certeza, os alunos ficarão mais participativos, mais ativos, mais dispostos, menos sensíveis às doenças.

SAÚDE É VIDA!


fontes: todas as pesquisas anteriores (:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

2- b) Atividade Física e Saúde

Segundo o gráfico a seguir a proporção da população que pratica atividade física suficiente no lazer não passa muito de 20%, nas capitais.

Saúde é muito mais do que a ausência de doenças, é qualidade de vida, é aprimoramento pessoal.
Atividade Física é qualquer movimento corporal com gasto energético acima do repouso, ou seja, que provoque a homeostase, fazendo com que o organismo saia do seu equilíbrio e force-o a adaptar-se a nova situação
A atividade física entra com grande importância na promoção da saúde. Uma vez que ela previne doenças crônicas degenerativas, além de aumentar a auto-estima e a oportunidade de relacionamento social.
Portanto, pessoas que praticam atividades físicas são menos estressadas, têm menos chances de terem doenças crônicas, sendo assim são mais saudáveis.
O sedentarismo atinge todas as faixas etárias, todos os níveis sociais, e todos os sexos. Porém é mais freqüente em mulheres, idosos, em pessoas de baixa renda em geral e se agrava principalmente no final da adolescência.
Atualmente a população tem consciência de que atividade física é essencial para a saúde, e mesmo assim o número de inativos supera o dos ativos. O problema é a falta de motivação, é a “lei do menor esforço”, a maioria prefere não fazer esforço, ter tudo a disposição na hora desejada, o que vai de encontro com a função da atividade física. O que precisa ocorrer para que as pessoas comecem a possuir hábitos saudáveis é a motivação, a conscientização e mais, a mudança de comportamento efetivamente.
Para que haja a mudança de comportamento é preciso informação, redução de hábitos de risco (como o grande tempo gasto na frente da TV, entre outros), e o direcionamento e oportunidade para hábitos saudáveis, como pratica de esportes, deslocamento, alimentação balanceada, e a exclusão do hábito de fumar.

É muito melhor praticar atividades físicas, previnindo doenças, do que correr atrás de uma vida saudável apenas quando as consequencias de uma vida sedentária aparecem!
Quem é ativo fisicamente é mais feliz!!!

fontes:www.cni.org.br/portal/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A9015D01BEE73AF011BFB9970972F85
http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a03.pdf
http://www.nupaf.ufsc.br/boletins/Boletim%20Ano%2002%20-%20N4%20-%20Abril%201996.pdf

sábado, 25 de abril de 2009

ATIVIDADE 2 - Educação Física


Atividade física X doenças crônicas degenerativas

Um programa integrado que tenha como objetivo aumentar a atividade física da população de uma determinada região e que leve em consideração o transporte e planejamento urbano, é de grande vantagem.
Primeiro, porque é uma solução econômica de aumento da qualidade de vida, principalmente a saúde, da população. Segundo, o governo com essa iniciativa gastará consideravelmente menos com doenças crônicas.

a) Atividade física regular e periódica previne doenças crônicas, acompanhada de uma alimentação saudável e a eliminação do hábito de fumar. Pois os exercícios ajudam a queimar as reservas de gorduras, baixa a frequencia respiratória e cardiovascular.
Todos os exercícios físicos, feitos com acompanhamento, levando em conta o princípio da adaptação, são benéficos e melhoram a saúde.
Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres (Revista Saúde, Julho 2001). Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca. Além de fotalecer os músculos e exercitar a mente.
É importante acompanhar a quantidade de água perdida pelo organismo durante uma atividade física, o aconselhável é beber bastante água.
Na ausência desses cuidados à saúde a pessoa tem mais probabilidade de ter doenças como a aterosclerose, hipertensão arterial, obesidade, hiperglicemia, dislipidemia o que com o agravante da idade gera: AVC (acidente vascular cerebral), Cardiopatias, Neoplasias , Diabetes, Osteoporose, Artroses.

Condição/ Grau de evidência

Mortalidade Cardiovascular ↓↓↓
Obesidade ↓↓
Hipertensão Arterial ↓↓
AVC ↓
Diabetes tipo 2 ↓↓
Câncer de próstata ↓
Ospteoporose ↓↓
Câncer de cólon ↓↓↓
Câncer de mama ↓


↓-alguma evidência de menor incidência em pessoas mais ativas
↓↓-boa evidência de menor incidência em pessoas mais ativas, com boa metodologia, controle de fatores intervenientes e alguma descrição de mecanismos biológicos
↓↓↓-excelente evidência de menor incidência em pesoas ativas, através de relação causal, com excelente metodologia, bom controle de fatores intervenientes e detalhada descrição de mecanismos biológicos

fontes: http://nutricao.saude.gov.br/evento/scn/documentos/oficinas/5-Apresentacao_Valeria_Passos.pdf
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/camargo/cap2.html

ATIVIDADE 1 - Educação Fícica


O Princípio da Adaptação explica como o organismo se comporta frente aos exercícios físicos e ao ambiente.
A Homeostase é o autocontrole e a auto-regulação dos processos e das funções biológicas do organismo, conjuntamente com suas funções fisiológicas.
Agentes que quebram esse equilíbrio são chamados de “estressores”, e as medidas do organismo para recuperá-lo de “Síndrome da Adaptação Geral”.

Síndrome da Adaptação Geral
Fase de excitação:
Ex:.Uma pessoa opta pela prática da corrida. Para isso ela inicia caminhando 15 minutos e logo a seguir ela repousa. Nesse caso o agente estressor terá sido de tão curta duração que, mesmo ameaçando a homeostase, não terá atingido o processo de adaptação.

Fase de resistência:
Ex:.A mesma pessoa, do exemplo anterior, começa a caminhar 30 minutos por dia, três vezes na semana em dias intercalados (um dia sim, outro não). Nesse caso, o estímulo seria duradouro e o seu organismo procuraria adaptar-se a esse ritmo de exercícios. Fase de exaustão:
Ex:. Um iniciante na prática da corrida decide correr por duas horas seguidas, com roupas inadequadas, embaixo de sol e em um dia muito quente. O organismo, mesmo seus mecanismos de adaptação, não conseguiria adaptar-se, e a pessoa ficaria exausta.

A CORRIDA, orientada por um profissional, traz muitos benefícios a saúde: aumenta o fôlego, faz perder peso, previne doenças (osteoporose, riscos de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono), e exercita a mente;

Após um treinamento é normal o aluno ficar cansado, porém com o descanso ele precisa estar pronto para outro treinamento.

fontes: http://www.findyourself.com.br/site_antigo/boletins/treinamento/f_02adaptacao.html
http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula_1.htm

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pessoas que não possuem um dos cinco sentidos destacam-se!!!

Giovanna Maira teve um câncer na retina quando ainda era bebê e com apenas um ano e três meses teve a perda total da visão. A família dela utilizou a música para ajudar a pequena Giovanna a desenvolver-se.
A menina cresceu e descobriu que tinha muito talento! Aprimorou suas qualidades vocais e aprendeu vários instrumentos. Melhorando seu tato e sua audição ela identificou na música sua maneira de viver.
Aos 18 anos ela coleciona participações em programas de TV (Jô Soares e Ana Maria Braga, da rede Globo) e ganhou o segundo lugar no programa Talento Jovem, do Programa Domingo Legal, da rede SBT.



Artistas cegos e surdos na China brilham durante as Paraolimpíadas com um show chamado: “Meu Sonho”.
Duas mulheres através de linguagem de sinais orquestram a apresentação e orientam 21 dançarinas com problemas auditivos. Por meio de gestos as dançarinas transmitem aos espectadores seus sentimentos fazendo com que a apresentação seja de “encher os olhos”.
Por causa da falta de brinquedos projetados para crianças cegas um artista dessa apresentação precisou se apegar a música. Ele se tornou, com muita dificuldade, um músico profissional e também se apresentou com um grupo musical composto por deficientes visuais nesse Show.
A China possui pouca infra-estrutura para atender todos os deficientes do país. Esse show veio para mostrar que eles podem fazer a diferença nos seus dias.


Sites de apoio:
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=5192&cod_canal=3
http://www.youtube.com/watch?v=0EvtUiA6VFg&feature=fvsr

segunda-feira, 13 de abril de 2009